Ir para o conteúdo
Patos de Minas - MG - Capital do Milho



A cidade de Patos de Minas surgiu na Segunda década do século XIX ao redor da Lagoa dos Patos, onde conforme os relatos históricos existiam enormes quantidades de patos silvestres. Os primeiros habitantes foram lavradores e criadores de gado. O povoado cresceu em volta do rio Paranaíba, virou arraial e depois vila.

Em 1892, o Presidente do Estado de Minas Gerais, elevou a vila à categoria de cidade de Patos de Minas. Em 1943, o governo do Estado mudou o nome da cidade para Guaratinga, gerando grande insatisfação na população. Dois anos após a mudança, a cidade voltou a se chamar Patos de Minas.

A cidade apresenta um enorme potencial para o desenvolvimento do turismo, tanto no setor de eventos, de negócios e de ecoturismo. Existe toda uma infra-estrutura para atender bem seus visitantes e por isso o município conta com uma moderna rede hoteleira e bons restaurantes. As vias de acesso à cidade estão bem conservadas. Todos estes fatores consolidam o município para o comércio e prestação de serviços.

Com uma paisagem formada por montanhas bastante suaves e uma vegetação bem típica do cerrado, a cidade ainda esconde recantos ideais para a prática de esportes ligados à natureza e turismo rural. A cidade ocupa hoje uma posição de privilégio no ranking das cidades mineiras. Vários fatores contribuiram para o sucesso econômico e social do município. Um dos principais, foi a boa localização que liga a cidade aos grandes centros comerciais como São Paulo e Belo Horizonte, facilitando o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.

Considerada como pólo econômico regional, lidera a região do Alto Paranaíba que é composto por 10 municípios. Com a Festa Nacional do Milho, que é um dos maiores acontecimentos populares do interior do País, a cidade se tornou conhecida nacionalmente. A festa acontece no dia 24 de maio e conta com várias apresentações musicais, além de gerar empregos e renda.
Todos esses fatores junto com a segurança e a hospitalidade da população patense, fazem com que o turismo se torne cada vez mais comum e importante para a região

Quando começou a povoação de Patos de Minas?
A região foi uma das primeiras a serem ocupadas no atual município de Patos de Minas. Em 1806, iniciou-se a sua povoação, acelerada com com a construção de uma ermida em 1816. Em 1822, foi doada, por Ana Soares da Encarnação, uma área para a construção de uma capela em homenagem a Sant'Ana, daí o nome da região.

Qual a atividade industrial de Patos de Minas?
Indústria. A atividade industrial da cidade está diretamente ligada à agroindústria, destacando a indústria de leite e derivados , sementes e adubos defensivos agrícolas , carne suína e derivados, alimentos enlatados e suplementos para ração . Atividades do setor secundário correspondem a 20% do PIB de Patos de Minas.

Fonte: Patos de Minas – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)


Voltar para o conteúdo